PT EN   

O Que Fazemos

A APSEI, constituída em 2006, representa as empresas e profissionais de segurança contra incêndio, segurança eletrónica e segurança e saúde no trabalho.
 
Somos a maior comunidade técnica de Segurança e acolhemos empresas e profissionais individuais de toda a cadeia de valor da segurança, desde o projeto de segurança até à exploração e gestão da segurança.
 
Ao longo de 10 anos, o nosso trabalho tem-se refletido na melhoria do quadro legal e normativo do setor e no incremento da qualificação das empresas e da competência dos técnicos. Nesta medida, somos parceiros do Ministério da Administração Interna, do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e do Ministério da Economia.
 
Somos também entidade formadora reconhecida e organismo de normalização setorial responsável pela coordenação de três comissões técnicas de Segurança. Ao nível europeu, estamos representados nas seguintes confederações europeias: CFPA-Europe (confederação europeia das associações de proteção contra incêndio) e Euralarm (associação europeia da indústria dos sistemas de segurança).
 
A nossa missão consiste em representar as empresas e profissionais da Segurança com o intuito de impulsionar o crescimento sustentado deste setor em Portugal. 



ATIVIDADES
 
Para a realização dos seus fins estatutários, a APSEI desenvolve as seguintes atividades:
 
  • Intervenção institucional junto de organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, com o objetivo de promover um enquadramento jurídico e normativo adequado à atividade e que reflita a visão coletiva dos associados. Para além das tutelas do Ministério da Administração Interna e Ministério do Trabalho, mantemos um relacionamento institucional regular com a ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil), ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho), PSP, GNR, ASAE, Instituto Português da Qualidade, Agência Portuguesa do Ambiente, universidades, organizações de bombeiros, ordens profissionais, seguradoras entre outros;
 
  • Assistência técnica aos associados através da informação e esclarecimento sobre a regulamentação e normalização aplicável à atividade de segurança; 
 
  • Promoção de ações de formação profissional e de valorização dos recursos humanos do setor, visando o aumento da capacidade técnica e de gestão;
 
  • Dinamização de canais de comunicação como o site institucional da APSEI, a revista Proteger e publicações técnicas, que possibilitem a promoção da cultura de Prevenção e Segurança e a evidência do profissionalismo e qualidade do setor da Segurança em Portugal; 
 
  • Organização de eventos, conferências, seminários para informação, análise e debate dos temas mais prementes que influenciam a atividade;
 
  • Cooperação com outras associações congéneres, nacionais e estrangeiras, e outras entidades em assuntos de interesse comum, que potenciem a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da atividade da Segurança



ORGANIZAÇÃO

Porque o âmbito de atuação da APSEI é abrangente, encontram-se constituídos quatro Núcleos de Atividade:
 
NAPP: Núcleo Autónomo de Proteção Passiva
Portas e envidraçados resistentes ao fogo; Portas, portões e grades de segurança; Sistemas de Compartimentação de incêndio/registos/selagens; Sistemas de ventilação e desenfumagem natural; Proteção de estruturas; Melhoria do comportamento ao fogo dos materiais de construção tradicionais; Sinalização de segurança; Iluminação de emergência.

NAPA: Núcleo Autónomo de Proteção Ativa
Meios de primeira intervenção: extintores, rede de incêndio armada (carretéis e bocas de incêndio), marcos de incêndio e hidrantes; Sistemas de extinção: centrais de bombagem, sprinklers, sistemas de extinção de pó químico., sistemas de gases e de vapor de água; Meios de transporte / viaturas de combate a incêndio.

NASE: Núcleo Autónomo de Segurança Eletrónica
Sistemas de deteção e alarme de Incêndios; Deteção e comando de extinção automática de incêndio; Sistemas de deteção e alarme de gases tóxicos e Combustíveis; Sistemas de deteção de intrusão e controlo de acessos; Sistemas de deteção antifurto, metais, armas; Videovigilância, televigilância e transmissão de imagem; Centrais de receção e monitorização de sinais de alarme; Iluminação de emergência; Cofres, casa-fortes e armários de segurança; Domótica; Sistemas para proteção de ATM; Fechaduras e automatismos de segurança.

NAST: Núcleo Autónomo de Segurança no Trabalho
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva; Serviços Externos de Segurança e Saúde no Trabalho; Equipamentos de medição.


Os Núcleos da APSEI constituem fóruns técnicos especializados, dotados de autonomia interna de organização, que asseguram às empresas e profissionais uma participação ativa e o debate sobre a evolução do setor.
 
Os associados podem participar em apenas 1 ou nos 4 Núcleos (sem qualquer valor de quotização acrescido) de acordo com a sua atividade. A divulgação de informação legal e técnica também é efetuada por Núcleo.