PT EN   
 
Catálogo de Formação

Curso de Técnico Europeu de Segurança Contra Incêndio

O Curso de Técnico Europeu de Segurança Contra Incêndio da APSEI vai permitir-lhe adquirir um conhecimento abrangente de todas as disciplinas que constituem a segurança contra incêndio. Este curso apresenta uma forte vertente prática já que os conhecimentos adquiridos serão validados através de estudos de casos e exercícios.


Este é único curso lecionado integralmente em Portugal que confere o direito ao diploma da CFPA-Europe, reconhecido em 16 países da Europa.
 
Este curso é lecionado desde 1994, tendo sido desde então formados cerca de 22.500 técnicos europeus.
 
Ficha de Inscrição

Destinatários

  • Responsáveis, delegados e diretores de segurança 
  • Peritos de seguros e analistas de risco 
  • Fabricantes e instaladores de sistemas de segurança contra incêndio 
  • Quadros de Proteção Civil, Corpos de Bombeiros e outros técnicos de licenciamento e fiscalização 
  • Projetistas e consultores de segurança 
  • Responsáveis pela gestão de edifícios 
  • Técnicos de Segurança no Trabalho

Objetivos

  • Reconhecer os fatores que influenciam o risco de incêndio 
  • Conhecer a fenomenologia da combustão e os fatores que participam no desenvolvimento do incêndio 
  • Saber efetuar uma auditoria e implementar as medidas de prevenção e proteção contra incêndio adequadas ao risco a proteger 
  • Dimensionar os meios e as medidas de proteção com vista à supressão das causas e à atenuação dos efeitos de um incêndio 
  • Conhecer a regulamentação de segurança contra incêndio em vigor 
  • Saber utilizar os equipamentos e sistemas de combate a incêndio

Carga Horária

112 horas

Conteúdos

  • Fenomenologia da combustão: 7 horas
  • Legislação de SCIE: 4 horas
  • Regulamento Técnico de SCIE: 12 horas
  • Equipamentos de Primeira Intervenção: 3,5 horas
  • Comportamento Humano em Situações de Emergência: 3,5 horas
  • Organização e Gestão de Segurança contra Incêndios em Edifícios: 8 horas
  • Sistemas Automáticos de Deteção de Incêndios e Gases: 8 horas
  • Sistemas Fixos de Extinção por Gases: 8 horas
  • Sistemas de Proteção Passiva contra Incêndios: 8 horas
  • Sistemas de Controlo de Fumo: 8 horas
  • Sistemas de Extinção por Água: 7 horas
  • Utilização de equipamentos de combate a incêndio: 8 horas
  • Gestão da Manutenção de Sistemas de Segurança contra Incêndios: 7 horas
  • Avaliação e Gestão de riscos de incêndio: Método de cálculo: 8 horas
  • Auditorias de Segurança contra Incêndios em Edifícios: 8 horas
  • Regulamentação: UT VIII – edifícios comerciais e UT XII - Industriais, oficinais e armazéns - Visita Técnica: 4 horas
  • Exame + Trabalho Final

Avaliação

Avaliação Escrita (no final de cada módulo de formação) + Exame Final Teórico + Trabalho Final 

Certificados

A APSEI emitirá um certificado de formação a todos os formandos que obtenham aprovação na avaliação modular e que assistam a pelo menos 90% da carga horária total do curso.

Aos formandos que obtenham aprovação no Exame Final Teórico e no Trabalho Final, será atribuído um diploma da CFPA-Europe que oferece uma qualificação ao nível da prevenção e segurança contra incêndio reconhecida em 16 países europeus membros da CFPA-Europe. A APSEI é a única entidade autorizada em Portugal a emitir os diplomas da CFPA-Europe.

Formadores

Alice Calmeiro
Licenciada em Engenharia de Segurança no Trabalho e Pós Graduada em Gestão de Emergências em Gestão Ambiental e Auditorias Ambientais. Certificada como Auditor de Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001) e de Sistemas de Gestão de Segurança (OHSAS 18001). Verificadora SGSPAG (Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de acidentes Graves) qualificada pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente. Autora de projetos e planos de segurança contra incêndios em edifícios da 3º e 4ª categorias de risco. Desempenhou funções como Técnica de Segurança contra Incêndios no SNBPC-CDOS de Setúbal, na realização de vistorias e apreciação de projetos de segurança contra incêndios em edifícios. Possui experiência profissional na área de engenharia de segurança e ambiente. É Técnica Superior de Segurança e Higiene no Trabalho, formadora em diversos cursos de formação, consultora e auditora da área em questão. Atualmente, é Diretora Executiva de Consulsafety.
Carlos Dias Ferreira
Mestre em SHT pelo Instituto Politécnico de Setúbal, Pós-graduado em SHT pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Ciências Militares - Engenharia Naval ramo Mecânica, pela Escola Naval, Licenciado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico Superior de SHT nível VI.    Possui diversos cursos na área da segurança contra incêndio, ATEX, análise de risco, auditorias de sistemas de gestão de SST e ambiental, emergência ambiental, conceção e gestão de projetos e na área comportamental. Responsável de segurança durante 12 anos a bordo de navios da Marinha de Guerra, tendo depois sido formador e Diretor da Escola de Limitação de Avarias (Marinha Portuguesa). Docente convidade de diversasa universidades nas temáticas da Segurança. Vogal da CT183, da CT46/SC2e da CT467SC4. Consultor na área da segurança contra incêndio, ATEX, investigação de acidentes e manutenção. Autor de diversos artigos técnicos e Coordenador Editorial da Revista Segurança Comportamental.
Carlos Fernandes
Licenciado em Engenharia Civil pela Academia Militar, no curso de Engenharia Militar. É Mestre em Segurança Contra incêndio pela Universidade de Coimbra e Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Possui formação complementar diversa na área da segurança militar e civil. É Formador, Consultor e Projetista de Segurança Contra Incêndios. Desempenha atualmente as funções de Chefe da Repartição de Obras, na Direção de Infraestruturas do Exército. Além das funções de Oficial de Segurança Militar em Unidades Militares, desempenhou, no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, as funções de Adjunto Técnico do Comando e de 2º Comandante. Exerceu as funções de Chefe da Divisão de Planeamento, Projetos e Fiscalização da Guarda Nacional Republicana. Foi Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Leiria dos Cursos de Proteção Civil. Membro do Grupo de Trabalho CT 46/SC 2/GT 7 – Ventilação e controlo de fumo em parques de estacionamento cobertos.
Carlos Ferreira de Castro
Engenheiro Eletrotécnico pelo Instituto Superior Técnico (IST) na especialidade de Telecomunicações e Eletrónica. Especialista de Segurança pela Ordem dos Engenheiros. Foi docente em diversas instituições de ensino de renome. Foi Responsável pela elaboração, na qualidade de perito externo do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil (atual  ANPC) do projeto de Regulamento Geral de Segurança contra Incêndio em Edifícios. É projetista e consultor de segurança contra incêndio em edifícios e estabelecimentos de vários tipos e Diretor Geral da “Action Modulers – Consultores de Segurança”.
Carlos Nobre
Mestre em Engenharia de Redes de Computadores e Multimédia e Licenciado em Engenharia, Telecomunicações e Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Autónoma de Lisboa. Ligado à Área da Segurança Eletrónica desde 1989, é atualmente responsável pelos mercados verticais (suporte e acompanhamento de projetos a gabinetes e clientes finais, nacionais e internacionais), dentro de uma equipa com operação a nível Ibérico, na UTC Fire & Security (antiga GE Security).  
José Dias Barata
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). É Técnico Superior de Segurança e Consultor Técnico, no âmbito da Engenharia de Segurança, em várias empresas. É Projetista de Segurança contra Incêndios para as 3ª e 4ª categoria de risco, nos termos do Decreto-Lei 220/2008, Portaria 1532/2008 e Portaria 64/2009. É ainda Conselheiro de Segurança ADR e Formador na área da Engenharia de Segurança.
José Goulão Marques
Licenciado em Ciências Militares – Engenharia Mecânica Naval, pela Escola Naval. É Docente convidado da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e foi responsável por várias dezenas de ações de Treino e Avaliação na Área da Segurança, a bordo de unidades navais da Marinha de Guerra Portuguesa antes de exercer o cargo de Director da Escola de Limitação de Avarias. Atualmente é Professor Auxiliar e Convidado de vários estabelecimentos de Ensino Superior, tendo obtido o Grau de Professor Especialista em Segurança de Pessoas e Bens. É  Membro do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil e membro do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança. É também Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, Consultor e Formador de Segurança Industrial.
Marco Miguel
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na especialidade de Sistemas de Energia e Pós-graduado em Energia e Gestão do Ambiente pela Universidade de Aveiro. Desempenhou funções na Efacec de responsável de frente de obra e de gestor de projetos. Foi técnico superior de Segurança Contra Incêndio em Edifícios na ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil, no exercício de ações de fiscalização e apreciação das condições de segurança contra incêndio em edifícios no CDOS do Porto, no CDOS de Lisboa e nos serviços centrais.Atualmente é projetista e consultor de segurança contra incêndio em edifícios, sendo simultaneamente formador especialista em diversos cursos e docente do ensino superior desde 2009. É coautor do livro “Regulamento de Segurança em Tabelas”.
Mário Macedo
Licenciado em Ciências Militares – Engenheiro Maquinista Naval pela Escola Naval e em Engenharia da Segurança do Trabalho pelo ISEC. Possui vários cursos na área da segurança contra incêndios, análise de risco e segurança industrial. Foi chefe do Gabinete de Incêndio e Subdiretor da Escola de Limitação de Avarias (Marinha Portuguesa), instrutor do Departamento de Defesa NBQ e Proteção Ambiental da Escola NATO em Oberammergau – Alemanha. Coordenador da elaboração de diversos relatórios de segurança no âmbito da aplicação das Diretivas Seveso I e Seveso II, formador na área de análise de risco em diversas instituições, coordenador de várias equipas na condução de análises de risco, execução de auditorias de segurança, elaboração de Planos de Emergência e implementação de Sistemas de Segurança e Saúde do Trabalho (SGS). Professor na licenciatura de Engenharia da Protecção Civil no ISEC (Lisboa) onde é responsável pelas cadeiras de Riscos Tecnológicos e Análise de Riscos. Desempenhou de 2004 a 2009 as funções de Comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal. Atualmente consultor sénior da empresa Consulsafety, Lda. Membro da Ordem dos Engenheiros Técnicos e Vice-Presidente do Núcleo de Portugal da IAEM (Associação Internacional de Gestores de Emergência) e do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil.
Pedro Pequito
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Entre 1988 e 2005 trabalhou em HARKER, SUMNER, S.A e em GUSTAVO CUDELL, Lda. Desde 1995 até à atualidade ocupa o lugar de administrador delegado e gerente da P2i (anterior LPG - Portugal).  Ministra formação na área da extinção automática de incêndios por agentes gasosos no LNEC, na APSEI e na APS. Integra a ONS / APSEI como vogal da CT 46 – Segurança Contra Incêndios e Símbolos Gráficos desde 1998, sendo desde 2010 presidente da referida CT. Docente no curso de pós-graduação em Engenharia de Proteção Contra Incêndios de Edifícios da Universidade de Coimbra/LNEC. Autor de diversos artigos técnicos.
Rogério Marques
Licenciado em Engenharia de Segurança no Trabalho, pelo ISEC e Pós-Graduado em Gestão Ambiental e Auditorias Ambientais. É Verificador Ambiental EMAS e Auditor Coordenador da SGS/ICS na área dos Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001) e Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001). É Técnico Superior de HST e Professor convidado de várias universidades, das quais se destaca a Universidade dos Açores. Tem diversas publicações e realiza apoio de auditoria em áreas como medidas de autoproteção no âmbito do Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, Projetos de Segurança Contra Incêndios para estabelecimentos comerciais, escolares e de serviços. 
Sílvio Saldanha
É licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM). Foi Diretor Comercial na TRIA, Lda. e Diretor Executivo, Consultor e Coordenador de Projeto na empresa Consulfogo, Consultoria e Formação em Proteção Incêndio Lda. É formador acreditado. Organizou e participou em diversos seminários e conferências na área do Novo Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndios em edifícios. É ainda autor de vários artigos técnicos sobre Proteção Passiva Contra Incêndios em Edifícios, com destaque na Proteção passiva contra incêndios em edifício: selagens resistentes ao fogo; e Reflexões sobre Proteção Passiva Contra Incêndio em Estruturas Metálicas. 
Susana Mata Pereira
Licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA em 1996 e em 2000 frequenta o Mestrado em políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos no ISCTE. Iniciou a sua atividade profissional no âmbito do Desenvolvimento de Recursos Humanos desde 1996, tendo desempenhado funções em grandes e médias empresas de diferentes sectores de atividade. Desde 2002 tem uma carreira independente, freelancer, como consultora de recursos humanos, sendo especialista no acompanhamento de recursos humanos em processos de Mudança. Também desde 2002 exerce funções como formadora, vertente comportamental, com especial enfoque para públicos intra-empresariais e pós-graduações.
Vitor Primo
É licenciado em Engenharia pela Academia Militar e mestrado em Segurança contra Incêndios Urbanos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Desempenhou funções de Adjunto Técnico e de Comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto. De 2008 a 2011 desempenhou funções como Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios no Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto da Autoridade Nacional de Proteção Civil. É professor e formador em diversos cursos da área da Segurança Contra Incêndio em Edifícios.

Local

Lisboa: Sede da APSEI - Rua Cooperativa A Sacavenense, nº 25, C/F - 2685-005 Sacavém

Porto: ANTRAM - Região Norte  | Rua António Nicolau D’Almeida, n.º 45 – Escritório 3.9 (em frente à Auto-Sueco/Porto) - 4100-320 Porto

Próximas edições

Lisboa: Data de início - 12 de outubro, 2017 (Horário 9:00-18:00)
Porto: Data de início - 26 de outubro, 2017 (Horário 9:00-18:00)

Módulos
- Legislação de SCIE: 
Lisboa: 12 de outubro, 2017
Porto: 26 de outubro, 2017

- Regulamento Técnico de SCIE
Lisboa: 13 e 14 de outubro, 2017
Porto: 27 e 28 de outubro, 2017

- Organização e Gestão de Segurança contra Incêndios em Edifícios
Lisboa: 19 de outubro, 2017
Porto: 2 de novembro, 2017

- Fenomenologia da combustão
Lisboa: 21 de outubro, 2017
Porto: 4 de novembro, 2017

- Equipamentos de Primeira Intervenção
Lisboa: 26 de outubro, 2017
Porto: 3 de novembro, 2017

- Comportamento Humano em Situações de Emergência
Lisboa: 26 de outubro, 2017
Porto: 3 de novembro, 2017

- Sistemas de Proteção Passiva contra Incêndios
Lisboa: 27 de outubro, 2017
Porto: 9 de novembro, 2017

- Sistemas de Extinção por Água
Lisboa: 3 de novembro, 2017
Porto: 18 de novembro, 2017

- Sistemas Automáticos de Deteção de Incêndios e Gases
Lisboa: 10 de novembro, 2017
Porto: 24 de novembro, 2017

- Sistemas de Controlo de Fumo
Lisboa: 17 de novembro, 2017
Porto: 17 de novembro, 2017

- Sistemas Fixos de Extinção por Gases
Lisboa: 24 de novembro, 2017
Porto: 10 de novembro, 2017

- Gestão da Manutenção de Sistemas de Segurança contra Incêndios
Lisboa: 29 de novembro, 2017
Porto: 25 de novembro, 2017

- Avaliação e Gestão de riscos de incêndio: Método de cálculo
Lisboa: 30 de novembro, 2017
Porto: 28 de novembro, 2017

- Auditorias de Segurança contra Incêndios em Edifícios
Lisboa: 7 de dezembro, 2017
Porto: 29 de novembro, 2017

- Utilização de equipamentos de combate a incêndio
Lisboa: a confirmar
Porto: a confirmar

- Regulamentação: UT VIII – edifícios comerciais e UT XII - Industriais, oficinais e armazéns - Visita Técnica
Lisboa: a confirmar
Porto: a confirmar

Preços

Associado Empresa da APSEI: 1.500€ (Acresce IVA a 23%)
Associado Individual A / Observador da APSEI: 1.837,50€* (Acresce IVA a 23%)
Não Associados da APSEI: 2.175€ (Acresce IVA a 23%)

(Valor da pré-inscrição: 75€)
Nota: Contacte-nos para conhecer as condições de pagamento fracionado.
* Condições especiais disponíveis para pronto-pagamento. Contacte-nos para conhecer as condições.
 
Toda a documentação dos cursos da APSEI é fornecida aos formandos em formato digital. A impressão em papel e a cores das apresentações deste curso, com uma carga horária de 116 horas, tem um custo de 290€. Caso pretenda adquirir esta impressão, deverá contactar previamente a APSEI e solicitar este serviço.

Contactos

Para informações adicionais contactar:
Departamento de Formação
apsei@apsei.org.pt | Tel: 219 527 849 | Fax: 219 527 851
« voltar