Sector da Segurança em Portugal
Esta secção pretende caracterizar o sector empresarial de Segurança Electrónica e Protecção Contra Incêndio em Portugal. Todos os dados aqui apresentados têm por base o "Estudo do Sector da Segurança" (edições 2007 e 2009), elaborado pelo Centro de Estudos Aplicados (CEA) da Universidade Católica Portuguesa e editado pela APSEI.
SUB-SECTORES
Protecção Activa Contra Incêndio [PA] - Equipamentos, de funcionamento automático ou não, instalados em edifícios ou viaturas de combate a incêndio, que actuam directamente sobre o fogo tendo em vista a sua extinção; destinam-se a actuar apenas em caso de incêndio e incluem designadamente: Equipamentos e sistemas de combate a incêndio; Meios de primeira intervenção: extintores, rede de incêndio armada (carretéis e bocas de incêndio), marcos de incêndio e hidrantes; Meios de extinção: sprinkler (água ou de água atomizada/alta pressão e espuma), sistemas de extinção de pó químico, sistemas de gases e de vapor de água; Equipamento de Protecção individual ao fogo (EPI); Meios de transporte / viaturas de combate a incêndio.
Protecção Passiva contra incêndio [PP] - Sistemas, equipamentos e produtos considerados em soluções arquitectónicas e de engenharia de edifícios, que integram o sistema construtivo com finalidades específicas durante o uso normal dos edifícios, que, em caso de incêndio, cumprem as seguintes funções, sem dependência de qualquer intervenção automática ou manual: limitam a propagação do incêndio, preservam a estabilidade estrutural do edifício, permitem e facilitam a evacuação das pessoas dos edifícios. Incluem nomeadamente: Elementos de compartimentação horizontal e vertical dos edifícios: paredes e lages com características de resistência ao fogo e todos os sistemas complementares (por exemplo, portas e envidraçados resistentes ao fogo e sistemas de obturação de ductos técnicos); Elementos estruturais resistentes ao fogo; Materiais de revestimento não inflamáveis ou dificilmente inflamáveis: produtos intumescentes, produtos ignífugos e materiais de impregnação que visam alterar o comportamento ao fogo dos materiais de construção e decorativos tradicionais (por exemplo, tintas e vernizes); Sistemas de ventilação e desenfumagem: aplicação de clarabóias, de cortinas de acantonamento de fumos, construção de condutas auto-portantes em placa e revestimento de condutas metálicas; Sinalização de segurança.
Segurança Electrónica [SE] - Abrange os equipamentos e dispositivos electrónicos destinados à Protecção de Pessoas (Life Safety) e Protecção de Bens e Controlo e Verificação de Pessoas (Security). Como sistemas de protecção de pessoas destacam-se designadamente os Sistemas Automáticos de Detecção de Incêndios, os Sistemas de Detecção de Gases (Tóxicos e/ou Combustíveis) e de Inundação. Como sistemas de protecção de bens evidenciam-se os Sistemas Automáticos de Detecção de Intrusos e Roubo como os sistemas de controlo de acessos e os circuitos fechados de televisão (CCTV), televigilância e transmissão de imagem.
Generalistas (integradores) [Gen] - Empresas no mercado que operam nos três sub-sectores acima referidos, oferecendo produtos/serviços integrados aos seus clientes.
Distribuição das empresas por sub-sector

CARACTERIZAÇÃO DO SECTOR
Dimensão: 600 empresas / 9.500 trabalhadores
Distribuição das empresas por actividade principal

INFORMAÇÃO ECONÓMICA
Volume de Vendas em 2007: 600€ Milhões
Taxa de Crescimento: 2004-20%; 2005-11%; 2006-9%; 2007-14%; 2008-10% (previsão)
Total de vendas para o mercado externo em 2007: 35-38%
Total de compras nos mercados externos em 2007: 64%
Distribuição de vendas nos mercados em 2007
Distribuição das exportações em 2007 pelos principais destinos de vendas
Distribuição das compras de mercadorias por área geográfica
CADEIA DE VALOR
CLIENTES DO MERCADO DA SEGURANÇA
Vendas realizadas (divisão por tipo de cliente)
Vendas realizadas (divisão por tipo de cliente final)
Se pretender mais informações sobre o sector da segurança, poderá adquirir o "Estudo do Sector da Segurança em Portugal" na
Biblioteca da APSEI.