PT EN   

ATUALIDADE


Agenda

Segurança +i | 38.º Fórum APSEI – A Nova Regulamentação de SCIE
Online - 03 de Novembro de 2020 a 05 de Novembro de 2020
Nos próximos dias 3 e 5 de novembro, irá decorrer o  Segurança +i | 38.º Fórum APSEI – A Nova Regulamentação de SCIE, em formato online.

A apresentação da “Ferramenta SCIE”, desenvolvida no âmbito Projeto Segurança +i, pela APSEI, com cofinanciamento de COMPETE 2020/ Portugal 2020 e FEDER, irá marcar o início do primeiro dia do evento, que irá decorrer ao longo de duas manhãs. Esta ferramenta recorre a uma plataforma que permite o cálculo da categoria de risco, do efetivo e da densidade de carga de incêndio modificada.

O 38.º Fórum APSEI – A Nova Regulamentação de SCIE propõe um debate das mais recentes alterações legais que vieram definir novos pressupostos e obrigações no setor da Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE), considerando as perspetivas de diversos atores no setor, como o Projetista, o Cliente e a Autoridade. O evento irá decorrer em formato de mesa redonda e conta com a presença enquanto moderador do Eng.º Marco Miguel, projetista e consultor de segurança contra incêndio em edifícios e coautor do livro “Segurança Contra Incêndio em Tabelas”.
 
Com esta ambição, a primeira manhã será dedicada aos Desafios de Implementação do Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio (RJ-SCIE), tendo em consideração as suas mais recentes alterações, nomeadamente a Lei n.º 123/2019, de 18 de outubro, e o Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio (RT-SCIE), nomeadamente a Portaria n.º 135/2020 de 2 de junho, bem como outras publicações de SCIE recentemente aprovadas, tais como as Notas Técnicas atualizadas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).    
 
Por sua vez, a segunda manhã, irá versar sobre as Expectativas para o Futuro no âmbito da legislação de SCIE, tendo em consideração não só as publicações recentemente aprovadas, mas também todas as que se encontram em fase de trabalho e aguardam publicação, bem como o que ainda falta fazer para regulamentar o setor da segurança contra incêndio.

O encerramento do segundo dia do evento ficará igulamente a cargo de Susana Casinha, Diretora-geral da APSEI, que trará a apresentação da atividade “Observatório de Prevenção e Segurança em Portugal”, desenvolvida pela APSEI. Esta iniciativa inovadora desafia as PME do setor da Segurança, para uma atuação mais diferenciadora e competitiva no setor da Segurança.

A participação no evento é gratuita, contudo carece de inscrição prévia.
 

 

Destinatários

Técnicos do setor da segurança contra incêndio, projetistas de segurança contra incêndio, consultores de segurança, responsáveis de segurança de edifícios, diretores de segurança, fabricantes e autoridades competentes.
 

PROGRAMA:

Dia 3 de novembro (1.ª parte)
 

09:30 ABERTURA DA SESSÃO  
09:35 Segurança +i – Ferramenta SCIE  Susana Casinha
Diretora-geral da APSEI 
09:45 Abertura do Evento 38.º Fórum APSEI – A Nova Regulamentação de SCIE
10:00 Desafios de Implementação
Moderador: Marco Miguel                                                                                                                     
Susan Cabeceiras e 
Diogo Rosa

Konceptness
Mário Grilo
ANEPC
Ricardo Peixoto
EDA - Eletricidade dos Açores
12:00 Encerramento do evento   


Dia 5 de novembro (2.ª parte)

 
09:30 ABERTURA DA SESSÃO  
09:35 Apresentação do Livro
“Segurança Contra Incêndio em Tabelas – Consulta Simplificada da Regulamentação”
de Marco Miguel e Pedro Silvano
Marco Miguel
ATIVA
09:45 Abertura do Evento 38.º Fórum APSEI – A Nova Regulamentação de SCIE
10:00 Expectativas para o Futuro
Moderador:  Marco Miguel
Pedro Barbosa 
ANEPC
Filomena Ferreira
Ordem dos Engenheiros
José Luis Silva
Escola Nacional de Bombeiros
12:00 Segurança +i – Observatório de Prevenção e Segurança em Portugal Susana Casinha
Diretora-geral da APSEI
12:15 Encerramento do evento   
 
« voltar