PT EN   

ATUALIDADE


Agenda

Segurança +i | Webinar Técnico APSEI: O e-documento de transporte, segundo os regulamentos de transporte de mercadorias perigosas
Online - 23 de Setembro de 2020
A APSEI realizará, no próximo dia 23 de setembro, o evento Segurança +i | Webinar Técnico APSEI: O e-documento de transporte, segundo os regulamentos de transporte de mercadorias perigosas.
 
O evento será composto por uma primeira parte dedicada ao Projeto Segurança+i, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e FEDER/Portugal 2020, com a apresentação da atividade “Observatório de Prevenção e Segurança em Portugal”, desenvolvida pela APSEI desde 2018. Esta iniciativa inovadora desafia as PME do setor da Segurança no Transporte de Mercadorias Perigosas, para uma atuação mais diferenciadora e competitiva nos seus processos de decisão. No dia 24 de setembro irá decorrer uma sessão de trabalho complementar, que capacita os interessados e promove a utilização por todos desta base de dados de âmbito nacional.
 
A segunda parte da iniciativa será dedicada ao Webinar Técnico APSEI: O e-documento de transporte, segundo os regulamentos de transporte de mercadorias perigosas.
 
O tema é trazido a debate devido à importância fulcral que o documento de transporte ou documento de acompanhamento de mercadoria tem. Contudo, nem sempre lhe é dado o devido valor e, consequentemente, existem situações menos agradáveis, sobretudo no setor logístico. Embora os regulamentos de transporte de mercadoria perigosa tenham previsto o recurso ao EDI/TDI, o facto é que nem sempre tem sido possível recorrer ao mesmo. A implementação das E-GAR, nos resíduos, e do E-CMR, na carga geral, veio “abrir portas” para a simplificação na entrega de documentação e, ao mesmo tempo, garantir que alguma(s) da(s) informação(ões) não seja(m) perdida(s) durante o transporte. A comunicação torna-se mais fiel e clara para todos os intervenientes. E no transporte de mercadorias perigosas será que se consegue cumprir com todas as disposições regulamentares que os Regulamentos exigem? Se sim, em que condições? Neste webinar serão abordadas estas questões, com contextualização recorrendo a situações mais práticas, do dia-a-dia, sem esquecer a multimodalidade.
 
O evento é gratuito para associados e não associados da APSEI (requerendo inscrição prévia) e contará com a presença da Susana Casinha, Diretora-geral da APSEI, e Isabel Galhardo, da Isabel Galhardo Consultoria de Segurança, Lda.
 

 

Destinatários

Pessoal afeto aos transportes, logística, operacionais responsáveis por expedição, compras, conselheiros de segurança, gestores de operações, gestores de empresas 


PROGRAMA

 
12:00 ABERTURA DA SESSÃO  
12:05 Segurança +i - Um observatório de prevenção e segurança inovador Susana Casinha
Diretora-geral da APSEI
12:20 Webinar Técnico APSEI: O e-documento de transporte, segundo os regulamentos de transporte de mercadorias perigosa Isabel Galhardo  
Isabel Galhardo Consultoria de Segurança, Lda.
« voltar