PT EN   

ATUALIDADE


Agenda

Webinars Técnicos APSEI (2.ª ed.)
Online - 07 de Julho de 2020 a 17 de Julho de 2020
A APSEI irá realizar, entre 7 e 17 julho, mais uma edição de Webinars Técnicos APSEI. 

Com a duração prevista de 30 minutos, estes webinars irão englobar cinco apresentações, cada uma dedicada à área de atuação da Associação.

Para participar, basta ser associado APSEI e registar-se através do link "Inscreva-se" junto a cada uma das apresentações abaixo. A participação é gratuita. Contamos consigo!

 

PROGRAMA


7 de julho, às 12 horas
As “isenções” por quantidade transportada (segundo o 1.1.3.6 do ADR)

Quando efetuamos transportes de mercadoria perigosa via rodoviária é muito frequente ouvirmos falar das isenções do 1.1.3.6. Contudo o recurso a esta Subseção do ADR nem sempre é realizado a cumprir com todas as disposições regulamentares. Pretendendo elucidar os participantes relativamente ao modo como se podem efetuar os transportes de mercadoria perigosa, ao abrigo desta isenção, de forma a cumprir com o ADR e sobretudo atuando em plena segurança, o objetivo deste webinar é abordar, especificamente, este tipo de isenção: em que situações não é permitida; quando está permitida; em que condições poderemos usufruir da mesma (o que deve cumprir e o que está «isenta»); e quais os intervenientes responsáveis neste processo.
Apresentador: Isabel Galhardo Morais,  da empresa Isabel Galhardo Consultoria de Segurança, Lda.; consultora e formadora na área de matérias perigosas

Inscrições encerradas


9 de julho, às 12 horas
Perspetivas da ergonomia para organizar o seu home office: planear a interação com o espaço e os equipamentos
Com a pandemia COVID-19, o trabalho a partir de casa, ou o teletrabalho generalizou-se. Nos EUA, em 2014, 2% dos trabalhadores nas empresas trabalhavam à distância, em 2018, esta percentagem tinha aumentado para 18%. No entanto, o confinamento social colocou as pessoas a trabalhar de casa, massivamente. O trabalho a partir de casa, sem planeamento, coloca desafios ao nível do espaço e dos equipamentos, mas também ao nível da organização do trabalho e na dimensão psicossocial, como o equilíbrio casa-trabalho. Este webinar pretende analisar os desafios que o trabalho a partir de casa coloca, ao nível dos espaços e dos equipamentos de trabalho, mas também de alguns aspetos organizacionais. Vão ser analisadas algumas das principais consequências ao nível músculo-esquelético e os seus determinantes em termos de espaço, equipamentos e organização do trabalho. Pretende-se que quem está a trabalhar em regime de home office consiga ajustar o seu espaço e os equipamentos que utiliza no seu quotidiano de trabalho em casa, de modo a prevenir sintomatologia músculo-esquelética relacionada com o trabalho.
Apresentador: Teresa Patrone Cotrim, Professora Auxiliar de Ergonomia, da Secção Autónoma de Ergonomia, da FMH - Universidade de Lisboa
Inscrições encerradas 

13 de julho, às 12 horas
Portas Resistentes ao Fogo: legislação e normas aplicáveis

As portas resistentes ao fogo são elementos construtivos de proteção passiva contra incêndio, integrados em sistemas de compartimentação resistente ao fogo. Estes têm como objetivos evitar ou adiar a propagação das chamas e gases quentes através dos vários compartimentos do edifício e criar zonas de evacuação seguras para os seus ocupantes e para os bombeiros intervenientes. Como tal, em situação de incêndio, as portas resistentes ao fogo são equipamentos essenciais na salvaguarda das vidas humanas, dos animais e dos bens materiais. Este webinar  abordará os principais tipos, características e funções das portas resistentes ao fogo, bem como dos seus diversos acessórios, tendo em conta o atual enquadramento legislativo e normativo aplicável a estes equipamentos.
Apresentador: Luís Pires, APSEI

Inscrições encerradas


15 de julho, às 12 horas
As novas alterações ao Regulamento Técnico de SCIE

Apresentação das alterações ao Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios mais relevantes atendendo ao seu impacto na SCIE.
Apresentador: Carlos Ferreira de Castro, Action Modulers

Inscrições encerradas


17 de julho, às 12 horas
Sessão de Esclarecimentos: as novas alterações ao Regulamento Técnico de SCIE

Apresentador: Marco Miguel, ATIVA

Inscrições encerradas

« voltar