PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

231 operacionais no incêndio em Proença-a-Nova
2019-03-26
No passado domingo, ocorreu um incêndio na localidade de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco. O alerta foi dado às 10:57 da manhã, deslocando para o local 231 operacionais, apoiados de 69 meios terrestres e cinco aéreos. 

O vento dificultou a atuação dos bombeiros no combate ao incêndio, que deflagrou numa zona de mato e pinhal, não havendo ainda identificação das causas do mesmo. Perto das 17 horas, o incêndio encontrava-se em fase de rescaldo. Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, explicou que “a limpeza em torno das povoações contribuiu para atenuar a progressão do fogo e evitou que este atingisse maior perigosidade”. 

A ANPC já tinha lançado o alerta de risco de incêndio muito elevado, entre sábado passado a esta terça-feira, nos concelhos de Lisboa, Santarém, Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, recordando que "a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa".
« voltar