PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Acidentes com causa elétrica aumentam em 2015
2016-01-27
Um estudo da responsabilidade da Associação Certificadora de Instalações Elétricas (CERTIEL) revela que no ano passado 36 pessoas faleceram e 181 ficaram feridas em acidentes de origem elétrica. Isto representa um aumento de 6 mortes e 25 casos de ferimentos face a 2014.
 
De acordo com a notícia publicada na TVI 24, a associação ressalva que dos 36 mortos apenas 10 resultaram de acidentes com origem comprovadamente elétrica, sendo que os outros 26 casos tiveram causas desconhecidas mas com suspeitas de origem no uso de eletricidade.
 
A CERTIEL explica que grande parte dos acidentes têm uma “evidente relação” com causas elétricas, sendo que 20% dos casos ocorrem durante a madrugada e 30% durante a tarde. Acrescenta ainda que a incidência de acidentes é maior nos meses em que faz frio, provavelmente relacionada com a maior utilização de equipamentos caloríferos.
 
A diretora-geral da CERTIEL, Maria João Almeida adianta que “há um paralelismo entre os incêndios urbanos com origem em causas elétricas e os incêndios urbanos com causas desconhecidas, levando à conclusão de que muitos destes últimos tiveram igualmente origem elétrica”.

Maria João Almeida salienta ainda que o elevado número de incidentes envolvendo o sistema elétrico e os aparelhos reforça a importância da prevenção, defendendo a obrigatoriedade de inspeções periódicas que permitam verificar o estado das instalações elétricas.
 
Um estudo divulgado pela Lusa refere que dos incêndios com origem elétrica ocorridos e noticiados no ano passado, 61%, ocorreram em habitações e 24% em estabelecimentos abertos ao público. Os restantes 15% aconteceram em edifícios industriais, em escolas, hospitais ou explorações agrícolas. 
 
O documento frisa ainda que “nos últimos quatro anos, 414 pessoas ficaram sem habitação devido a incêndios por uso da energia elétrica”.
 
« voltar