Notícias
Alerta para a possibilidade de cheias e deslizamento de terras
2016-01-08

De acordo com o Diário de Notícias, a ANPC emitiu um comunicado onde se prevê que este agravamento meteorológico tenha especial enfoque nas regiões a norte do rio Tejo e nas regiões do Minho e do Douro Litoral.
A Proteção Civil adianta ainda que podem ocorrer "inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis", em especial nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego.
"Não é de excluir a eventual ocorrência de situações de cheias associadas ao aumento do caudal das principais linhas de água", refere a ANPC, salientando igualmente que as condições de saturação dos solos se mostram favoráveis à "ocorrência de deslizamentos de terras, especialmente nas zonas de declive mais acentuado".
Este alerta da Proteção Civil surge na sequência do contacto com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), cuja previsão é de precipitação persistente com picos de maior intensidade durante o dia de sexta-feira e de domingo, podendo os valores acumulados ultrapassar os 200 milímetros durante esses períodos.