PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

ANPC realizou exercício para avaliar resposta em caso tsunami associado a sismo
2015-11-12
Na passada quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realizou um exercício para avaliar o nível de resposta do sistema nacional de proteção civil à eventualidade de uma ocorrência de tsunami associado a um sismo.
 
De acordo com a notícia divulgada pela LUSA, a ANPC referiu que o exercício se enquadra no projeto europeu “EU WESTSUNAMI”, coordenado pela Dirección General de Protección Civil y Emergencias de Espanha, contando com a participação civil de Marrocos e de Portugal.
 
A autoridade adiantou também que o cenário selecionado para testar a resposta dos sistemas de proteção civil português, espanhol e marroquino é semelhante ao do sismo de Lisboa de 1755.
 
Em território nacional, o exercício contou com a participação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e da Direção-Geral da Autoridade Marítima e possibilitou o teste do Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis da Região do Algarve (PEERST-Alg).
 
Este exercício, declara a ANPC, tem por objetivo avaliar as interligações entre os vários escalões que estruturam a proteção civil, bem como as comunicações de emergência, o sistema de alerta para o tsunami a as ferramentas previstas para a gestão das operações de proteção e socorro. Foram também avaliados os procedimentos destinados ao acolhimento e enquadramento de equipas internacionais projetadas para auxílio de emergência em caso de catástrofe.
 
A ANPC reforça que a concretização do exercício não significa que se preveja a ocorrência de tsunami ou sismo brevemente, dado que estes fenómenos são súbitos e imprevisíveis, não existindo ainda capacidade nem meios para os prever.
« voltar