PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Apresentação do ADR 2019 versão portuguesa
2019-03-07
No dia 20 março, no Hotel da Estrela, em Lisboa, e no dia 22 de março, na Fundação Cupertino Miranda, no Porto, decorre a apresentação da nova versão portuguesa do ADR.
 
Ambas as sessões contarão com José Alberto Franco, que falará sobre a sua visão na CNTMP e os importantes contributos desta Comissão para o progresso normativo nacional e internacional, e João Cezília, que irá falar sobre o caso prático do MSC Flamínia e as suas consequências, como introdução das novidades do ADR 2019.
 
O ADR corresponde ao Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada, que este ano conta com mais de 500 alterações, face ao acordo anterior saído em 2017.
 
Esta edição irá dar destaque a temas como o alinhamento de critérios aplicados às matérias corrosivas, os cuidados acrescidos com as matérias que polimerizam e a criação de 15 novos números ONU, colocando que maioritariamente irão colocar sob escrutínio os objetos que possam conter mercadorias perigosas nos seus circuitos.
 
A APSEI e a revista Proteger apoiam a publicação do ADR 2019 versão portuguesa, identificando a obra como uma ferramenta essencial para o seguro Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada.
« voltar