PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

APSEI lança grupo de trabalho sobre no Transporte de Mercadorias Perigosas
2016-06-17
Foi recentemente constituído na APSEI um grupo de trabalho sobre a segurança nos transportes de mercadorias perigosas. O grupo pretende envolver profissionais interessados na temática do transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo de mercadorias perigosas, designadamente conselheiros de segurança, profissionais ligados a empresas de transporte de mercadorias, logística, transitários, indústria química, petroquímica, gestão de resíduos, portos, aeroportos, formadores, armadores, empresas de “handling”, entre outros com responsabilidades ao nível da segurança no transporte e movimentação de mercadorias perigosas.

O grupo de trabalho está aberto a todas as participações, inclusive de não associados, que partilhem o objetivo de aperfeiçoamento da regulamentação e de criação de parâmetros de qualidade relativamente à segurança do transporte de mercadorias perigosas. Os interessados devem contactar a APSEI. A próxima reunião será realizada na sede da APSEI em 14 de julho, prevendo-se a realização de uma segunda reunião em setembro, no Porto.

Confirmando o reconhecimento institucional da APSEI nesta nova área de intervenção, a APSEI foi admitida, no passado dia 1 de junho, na Comissão Nacional do Transporte de Mercadorias Perigosas (CNMTP), uma comissão fundada na década de 70, com mais de 30 participações institucionais e que tem como missão a revisão permanente da regulamentação do setor e o acompanhamento da sua execução.

Constituem a CNTMP serviços públicos como a GNR, PSP, ACT, ANPC, ANSR, ASAE, Autoridade Tributária, DGAE, DGEG, DG Saúde, IPQ, entre outras, e várias organizações económicas e profissionais, como a ANAREC, ANTRAM, APEQ, APETRO, entre outras. A Comissão Nacional é coordenada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

A APSEI teve também oportunidade de contribuir com alguns comentários para a Deliberação do Instituto da Mobilidade e Transportes relativa à formação e certificação de conselheiros de segurança e condutores de veículos de transporte de mercadorias perigosas, que foi analisada na reunião da Comissão Nacional.

O grupo de trabalho da APSEI está também a preparar uma Conferência no próximo dia 19 de outubro, no âmbito do evento Proteger 2016 - 5.ª Conferência de Segurança, que decorre entre 18 e 20 de outubro no Centro de Congressos do Estoril.
« voltar