PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

APSEI promove Workshop sobre Riscos Psicossociais, integrado no projeto Segurança +i
2018-12-05
 A APSEI – Associação Portuguesa de Segurança realiza, no próximo dia 11 de dezembro, a partir das 10h30, na Sala de Sessões do Edifício dos Paços de Concelho em Sines, o evento Segurança +i, a terceira apresentação do projeto, co-financiado pela União Europeia através do FEDER, no âmbito do Portugal 2020 e enquadrado no COMPETE 2020, e o Workshop APSEI "Riscos Psicossociais".

Os riscos psicossociais, como o stress, o burnout e a depressão relacionados com o trabalho, questões estas regulamentadas pela Lei n.º 102/2009, alterada pelas alíneas f) e g), do artigo 15.o, da Lei  n.º 3/2014, onde são enumerados os Princípios Gerais da Prevenção, são uns dos maiores desafios no que diz respeito à segurança e saúde no trabalho pelo impacto direto que têm na saúde e segurança de pessoas, organizações e economias nacionais.
 
Sabe quais são os riscos psicossociais da sua empresa? E sabe como fazer a avaliação obrigatória dos mesmos?

Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, assim como de um contexto social de trabalho problemático, criando efeitos negativos a nível psicológico, físico e social – tais como stress relacionado com o trabalho, esgotamento ou até mesmo depressão nos casos mais graves. Alguns exemplos de condições de trabalho conducentes a riscos psicossociais passam por cargas de trabalho excessivas, exigências contraditórias, falta de clareza na definição das funções, comunicação ineficaz, intimidação e má gestão de mudanças organizacionais, incluindo outras como assédio psicológico ou sexual.

Um ambiente psicossocial positivo promove o bom desempenho e o desenvolvimento pessoal, tal como o bem-estar mental e físico dos trabalhadores. Quando o inverso acontece, os trabalhadores sentem stress, acreditando que as exigências do seu trabalho são excessivas, que não terão capacidade de lhes fazer face. Muitas vezes esta perceção é incorreta, sendo despoletada pelo estado de stress em que o trabalhador se encontra.

Segundo o inquérito EU-OSHA, em 2015 eram cerca de metade os trabalhadores europeus que consideram o stress uma situação comum no local de trabalho, o que contribui para cerca de 50% dos dias de trabalho perdidos.

A verdade é que com a abordagem correta, os riscos psicossociais podem ser prevenidos e geridos com sucesso, independentemente da dimensão ou tipo de empresa. Embora as entidades empregadoras tenham a responsabilidade legal de assegurar a avaliação e o controlo adequados dos riscos no local de trabalho, estas devem apoiar-se também nos trabalhadores e nos respetivos representantes, uma vez que têm uma melhor perceção dos problemas no local de trabalho, garantido a eficácia das medidas aplicadas.
 
Projeto Segurança +i

Segurança +i é um projeto de qualificação do setor da segurança, desenhado pela APSEI em 2017 e aprovado em fevereiro 2018, que tem por objetivo capacitar as PME para uma atuação mais inovadora, com maior digitalização de processos e com elevada qualidade do serviço, que possa ser diferenciadora e mais competitiva no mercado global.

Este projeto, liderado pela APSEI, assenta num conjunto de atividades que, de forma complementar entre si, assegura o cumprimento do objetivo central definido: a qualificação do setor, pela capacitação dos trabalhadores das PME e melhoria da qualidade do serviço prestado.

A apresentação do evento está programada para as 10h30 e será seguido por um workshop onde serão abordados os temas de gestão dos riscos psicossociais e a melhor forma de gerir um incidente crítico, contando também com a apresentação de um caso de sucesso. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia.
« voltar