Notícias
Cimeira Locais de trabalho seguros e saudáveis salienta soluções para gerir o envelhecimento
2017-11-21

Mais de 350 delegados, nomeadamente decisores políticos, parceiros sociais, parceiros de campanha, representantes da Comissão Europeia, peritos da Segurança e Saúde no Trabalho e outras partes interessadas importantes, refletem a campanha que durou dois anos e os ensinamentos extraídos e partilham boas práticas para trabalho sustentável. Os participantes também celebram o sucesso do regime de parceria desta campanha, que atraiu números record de parceiros oficiais de campanha e parceiros dos meios de comunicação social, e o 20.º aniversário do protagonista de uma série de filmes de animação, o Napo. A cimeira é transmitida em direto online, e todas as sessões serão gravadas e disponibilizadas no canal YouTube da EU-OSHA .
A população ativa europeia está a envelhecer e as idades oficiais de reforma estão aumentar na Europa. A evolução demográfica da população ativa apresenta vários desafios para as empresas, sobretudo porque 27 % dos trabalhadores acreditam que não serão capazes de continuar o seu trabalho atual quando tiverem 60 anos. Estas questões são reforçadas pelos resultados do projeto do Parlamento Europeu intitulado «Trabalho mais saudável e seguro em qualquer idade». As principais conclusões podem ser consultadas online com a ferramenta interativa de visualização multilingue. Além de aumentar a sensibilização para os desafios que a população ativa envelhecida europeia enfrenta, a campanha foi também bem-sucedida em proporcionar acesso a soluções práticas, jurídicas e políticas para os resolver.
Marianne Thyssen, a Comissária Europeia responsável pelo emprego, assuntos sociais, competências e mobilidade dos trabalhadores, salienta a importância do trabalho da EU-OSHA e a sua contribuição para a concretização dos objetivos do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e do Quadro estratégico da UE para a saúde e segurança no trabalho : «Um local de trabalho seguro e saudável é uma das pedras angulares do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. A EU-OSHA desempenhou um papel de liderança para promover o envelhecimento sustentável da população ativa e evitar o abandono precoce do mercado de trabalho durante a campanha «Locais de trabalho saudáveis para todas as idades». Agradecemos profundamente os seus esforços para expandir o nosso objetivo de uma Europa mais justa e igualitária para todos os nossos cidadãos.»
A importância da rede de apoio tripartido ao trabalho da EU-OSHA, e em especial à campanha, é também sublinhado por Károly György, presidente do conselho de administração da EU-OSHA. «Nunca é demais lembrar a importância da cooperação entre todas as partes. Só trabalhando em conjunto é que as agências governamentais, os representantes dos trabalhadores, os empregadores e os parceiros da campanha podem salvaguardar o futuro da população ativa da Europa. Ao direcionarmos as nossas intervenções numa fase incipiente da vida profissional, visando uma prevenção eficaz,podemos assegurar que a sustentabilidade está no âmago da tomada de decisões e que é dada prioridade ao bem-estar dos trabalhadores.»
As sessões plenárias de abertura incluem um discurso principal sobre as desigualdades na saúde no contexto do envelhecimento da população ativa e um painel de debate sobre políticas e estratégias bem-sucedidas para promover um envelhecimento saudável. Outras sessões incidem sobre medidas que podem ser adotadas para promover trabalho sustentável, boas práticas na reabilitação e reintegração no trabalho e o poder da comunicação não verbal e do humor para alcançar uma audiência mais ampla. Os participantes têm também a oportunidade de estabelecer contactos, trocar boas práticas e partilhar experiências da campanha.
Na sessão plenária de encerramento, os delegados da cimeira ouvem mais sobre a próxima campanha 2018-19 Locais de Trabalho Saudáveis: gerir as substâncias perigosas. Esta campanha pretende sensibilizar para a exposição profissional a substâncias perigosas e salienta a importância da hierarquia de prevenção conhecida como princípio «STOP» (na sigla em inglês): Substituição, controlos Técnicos, medidas Organizacionais e equipamento de Proteção pessoal.