PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Comissão Europeia cessa os trabalhos relativos à harmonização da certificação dos sistemas de alarme
2017-06-30
A Comissão Europeia anunciou a descontinuidade de todas as iniciativas referentes à elaboração do esquema de certificação harmonizada para componentes de sistemas de alarme no âmbito do security. O objetivo desta iniciativa era o de elaborar legislação europeia para regular a colocação destes sistemas no mercado, através da aposição da marcação CE nos referidos sistemas, tendo por base as atuais normas europeias existentes que seriam adaptadas de forma a constituir normas harmonizadas. Os Estados-Membros deixariam assim de poder exigir que os sistemas de alarme, para poderem ser colocados nos seus mercados nacionais, tivessem de possuir as certificações/marcas de qualidade atualmente exigidas. Isto contribuiria para o aumento da competitividade e sustentabilidade dos operadores económicos, nomeadamente dos fabricantes destes equipamentos e sistemas.

Apesar de já colaborar com a EURALARM há mais de 5 anos nesta iniciativa, a Comissão Europeia decidiu que a harmonização da certificação destes equipamentos e sistemas já não é prioritária, uma vez que as atuais prioridades da Comissão estão centradas na resolução de questões em que a ação da Comissão Europeia é mais necessária.

Apesar desta decisão, a EURALARM anunciou que continuará a explorar iniciativas de forma a agilizar a certificação na área do security, com o objetivo de remover as barreiras ao comércio e avançar para um mercado único.
« voltar