PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

DGS lança campanha de sensibilização para a participação da doença profissional
2015-10-30
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou, no âmbito do Programa Nacional de Saúde Ocupacional, uma campanha dirigida aos médicos para alertar quanto à obrigatoriedade de efetuar o diagnóstico seguido de participação da doença profissional.
 
De acordo com a notícia divulgada pela DGS, apesar da participação da doença profissional ser da responsabilidade de todos os médicos, as estimativas indicam que somente uma pequena parte das doenças profissionais é participada ao Instituto de Segurança Social, impedindo que sejam acionadas as necessárias medidas preventivas e corretivas no local de trabalho.
 
A DGS sublinha participação da doença profissional é um elemento essencial para desencadear todo o processo de certificação e reparação dos danos emergentes da doença profissional - incluindo a reabilitação e a reintegração profissional.
 
Realça também que a doença profissional, para além de causar sofrimento humano imensurável, conduz a grandes perdas de produtividade e de redução da capacidade de trabalho. Esta é também responsável pelo aumento de gastos pelas empresas em cuidados de saúde, na reabilitação profissional do trabalhador e na adaptação do posto de trabalho.
 
Sabe-se que anualmente morrem seis vezes mais pessoas por doença profissional que por acidente de trabalho, sendo que em Portugal estima-se que ocorram 4 a 5 mortes/dia devido a doença profissional, o que representa cerca de 6,4 mil milhões de euros perdidos por ano.
 
Para mais informações consulte aqui o microsite do Programa Nacional de Saúde Ocupacional.
« voltar