PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Ergonomia participativa: como é que pode melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e prevenir as LME?
2021-04-08
A EU-OSHA lança, no âmbito da sua Campanha Europeia “Locais de trabalho saudáveis: Aliviar a carga”, um novo documento de reflexão explora os benefícios do recurso à ergonomia participativa (EP) — envolvendo os trabalhadores no planeamento e controlo das atividades profissionais — para lidar com as lesões musculoesqueléticas (LME) relacionadas com o trabalho.
 
Neste documento, descrevem-se as etapas envolvidas na criação de um projeto de EP, além de vários exemplos reais de EP que estão a ser usados para abordar fatores de risco de LME no local de trabalho, desde escritórios a estaleiros de obras.
 
Além deste, também tem disponível  uma ficha informativa sobre mapeamento corporal e mapas de perigos, que constitui também uma ferramenta de EP inestimável, que fornece orientações detalhadas sobre o envolvimento dos trabalhadores na avaliação e prevenção de riscos de LME.
 
Ninguém conhece melhor um trabalho do que a pessoa que o executa, por isso faz sentido envolver os trabalhadores na identificação de riscos e na procura de soluções.
« voltar