PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

EU-OSHA apoia a proposta de novos indicadores para o SDG 8
2019-07-12
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) desenvolveram uma proposta para a alteração dos indicadores base do Objetivo n.º 8, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (SDG 8) das Nações Unidas, sendo apoiadas pela EU-OSHA.

Este objetivo foca-se na promoção do crescimento económico inclusivo e sustentável, no emprego e no trabalho decente para todos. As organizações detetaram uma falha no enquadramento do número 8.8 – Protect labour rights and promote safe and secure working environments for all workers, including migrant workers, in particular women migrants, and those in precarious employment, explicando que tem de ser considerada a percentagem estimada de 73.3% de mortes resultantes de doenças atribuídas a fatores de risco ocupacionais.

Este assunto está a ser discutido no “UN High-Level Political Forum on Sustainable Development”, que começou no passado dia 8 de julho e decorre até 19 de julho, em Nova Iorque. Durante este fórum serão discutidos seis dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, referentes à Agenda 2030. É “necessária uma aceleração urgente dos esforços para trazer uma mudança transformadora de apoio ao SDG 8 nas suas três dimensões de crescimento sustentado, inclusivo e sustentável”, explica o relatório da OIT preparado para este evento.

Segundo a EU-OSHA, ambas as organizações estão preocupadas com os direitos dos trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, a sua promoção e o ambiente no trabalho em que são colocados, em particular aqueles que estão em situações precárias e mulheres.
« voltar