PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

EU-OSHA e APSEI celebram Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho 2019
2019-10-23
Até dia 25 de outubro, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA)[1], a APSEI e a restante rede de parceiros EU-OSHA assinalam a Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, que visa aumentar a consciencialização sobre a segurança e saúde no local de trabalho e promover a prevenção de riscos ativos e participativos. Este ano, a data é celebrada em torno do tema “Locais de Trabalho Saudáveis para gerir Substâncias Perigosas”.
 
Segundo um estudo da Eurobarometer, que analisou quase 28.000 pessoas em 28 países, 65% dos inquiridos estão preocupados por serem expostos a produtos químicos perigosos. A verdade é que milhões de trabalhadores em toda a Europa entram frequentemente em contacto com substâncias perigosas no local de trabalho, e o uso dessas mesmas substâncias está a aumentar. Esta exposição pode ter efeitos negativos sobre a saúde dos trabalhadores e a sua capacidade de trabalhar a longo prazo, o que faz da prevenção uma prioridade.

Christa Sedlatschek, diretora executiva da EU-OSHA, acredita que é essencial que todas as empresas europeias tenham acesso ao conhecimento e recursos necessários para melhorar a gestão de riscos e destaca o papel central que a Campanha de Locais de Trabalho Saudáveis desempenhou ao garantir isso: “A verdade é que, segundo um estudo da Eurobarometer [2], 65% da população de 28 países está preocupada com a exposição a produtos químicos perigosos. É aqui que a ferramenta eletrónica de substâncias perigosas da UE-OSHA pode ajudar. De uso gratuito, oferece aos empregadores conselhos e apoio necessários para gerir com eficácia substâncias perigosas no local de trabalho”.

A ferramenta eletrónica interativa [3] – criada especificamente para micro e pequenas empresas (MPE) – ajuda as empresas a fazer avaliações de risco sobre o uso de substâncias perigosas e oferece conselhos personalizados sobre boas práticas e como aplicar medidas eficazes no local de trabalho. Foram registadas 26.000 visitas desde o lançamento da ferramenta, em maio de 2018, que é agora adaptada à Islândia, Noruega e Portugal.

Para promover a Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho e garantir o sucesso da mesma, a EU-OSHA trabalha em estreita colaboração com a sua extensa rede de parceiros e media partners, incluindo a revista Proteger, detida pela APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, cujo tema de capa da edição n.º 34 versou exatamente sobre os cuidados a ter no manuseamento e expedição de componentes com lítio, a articulação entre a legislação de segurança e saúde no trabalho e o fabrico e comercialização de substâncias perigosas, e o esforço, a nível a União Europeia, na divulgação de informações sobre a forma como a exposição a substâncias perigosas pode ser evitada.

Centenas de eventos e atividades marcam a Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho em toda a União Europeia e visam consciencializar sobre esta questão e incentivar as boas práticas para garantir uma prevenção eficaz dos riscos. Os eventos de encerramento da campanha, que servirão para avaliar e destacar as conquistas da mesma, trocar boas práticas e refletir sobre as lições aprendidas, são realizados na Áustria [4], Lituânia [5], Itália [6] e Eslováquia [7].

Em Espanha, uma conferência em Barcelona [8] concentra-se em minimizar a exposição a agentes cancerígenos, enquanto um workshop em Madrid [9] destaca a importância de uma forte cultura de prevenção de riscos na gestão de substâncias perigosas. Já uma conferência na Finlândia [10] discute o manuseio seguro de agentes químicos no local de trabalho e oferece conselhos práticos aos participantes.

Leia o comunicado original.
jj
Notas ao editor

1. A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) contribui para tornar a Europa num local de trabalho mais seguro, saudável e produtivo. A Agência pesquisa, desenvolve e distribui informações confiáveis, equilibradas e imparciais sobre segurança e saúde e organiza campanhas pan-europeias de consciencialização. Criada pela União Europeia em 1994 e sediada em Bilbau, Espanha, a Agência reúne representantes da Comissão Europeia, governos dos Estados-Membros, organizações de empregadores e de trabalhadores, bem como especialistas de renome em cada um dos Estados-Membros da UE e fora dela.

2. A campanha “Locais de Trabalho Saudáveis para gerir Substâncias Perigosas 2018-19” aumenta a consciencialização sobre substâncias perigosas nos locais de trabalho e fornece informações sobre como evitar os riscos associados a elas. A campanha tem um foco particular em trabalhadores com necessidades específicas e tem como alvos grupos que são particularmente sensíveis aos riscos, como trabalhadores migrantes e jovens. À semelhança das anteriores campanhas de locais de trabalho saudáveis, também esta é coordenada a nível nacional pelos pontos focais EU-OSHA, com o apoio dos media partners oficiais.

A campanha foi lançada em abril de 2018. As principais datas do calendário da campanha incluem as Semanas Europeias para a Segurança e Saúde no Trabalho (outubro de 2018 e 2019) e as cerimónias do prémio Healthy Workplaces Film Award (novembro de 2018 e 2019). A campanha terminará com a Healthy Workplaces Summit (novembro de 2019), onde todos os que contribuíram para a campanha se reunirão com a EU-OSHA para fazer um balanço das conquistas da campanha e das lições aprendidas.
 
Links
[1] https://osha.europa.eu/en/about-eu-osha/press-room/join-eu-osha-marking-european-week-safetyand-
health-work-2019
[2] https://ec.europa.eu/commfrontoffice/publicopinion/index.cfm/Survey/getSurveyDetail/instrument
s/SPECIAL/surveyKy/2111
[3] https://eguides.osha.europa.eu/dangerous-substances/
[4] https://healthy-workplaces.eu/en/media-centre/events/austria-healthy-workplaces-managedangerous-
substances-closing-event
[5] https://healthy-workplaces.eu/en/media-centre/events/conference-practical-solutionsmanagement-
dangerous-substances
[6] https://healthy-workplaces.eu/en/media-centre/events/italy-campaign-closing-event-highlighting- good-practices-effectively-manage
[7] https://healthy-workplaces.eu/en/media-centre/events/slovakia-building-culture-occupationalhealth-
and-safety
[8] https://healthy-workplaces.eu/en/media-centre/events/spain-risk-management-dangeroussubstances-
minimising-exposure-carcinogens
[9] https://healthy-workplaces.eu/en/media-centre/events/spain-workshop-step-forward-againsthazardous-
substances
[10] https://healthy-workplaces.eu/en/media-centre/events/finland-conference-safe-handlingchemical-
agents-work
« voltar