PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

EU-OSHA lança ferramenta de visualização sobre segurança e saúde da população ativa em envelhecimento da Europa
2017-02-01
O projeto «Trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade» analisa as tendências demográficas, os desafios e as estratégias e políticas existentes em matéria do envelhecimento seguro e saudável no trabalho. As conclusões estão agora disponíveis online e podem ser facilmente consultadas através de uma ferramenta visual fácil de utilizar e interativa.

Prevê-se que, até 2040, quase 27 % da população da UE tenha mais de 65 anos (Eurostat 2014). Isto tem um forte impacto para os trabalhadores, empregadores e sociedade em geral. Os objetivos do projeto trianual, realizado pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) a pedido do Parlamento Europeu, consistiram em examinar a segurança e saúde dos trabalhadores mais velhos e identificar formas de assegurar um trabalho sustentável. Entre outros aspetos, o projeto destacou exemplos de estratégias de segurança e saúde no local de trabalho que tomam em consideração o envelhecimento da população ativa, bem como os fatores potenciadores e os obstáculos à implementação dessas mesmas estratégias. Os resultados visam fundamentar o desenvolvimento de políticas nesta área.

A ferramenta de visualização multilingue permite a consulta fácil e rápida dos resultados. Os seus cinco painéis interativos com gráficos contendo factos e números permitem aos utilizadores explorar as questões mais importantes e comparar dados demográficos específicos de cada país e da UE. Os utilizadores também podem examinar as atuais políticas, estratégias e programas dos Estados-Membros da UE, ou comparar o desenvolvimento de políticas e as abordagens em diversos países europeus. Os perfis nacionais proporcionam uma breve síntese visual da situação em 31 países europeus, com hiperligações para informações mais pormenorizadas sobre cada país.

Além disso, agora também já estão disponíveis análises aprofundadas, relatórios e estudos de caso sobre estratégias de reabilitação e regresso ao trabalho. Por exemplo, foram sintetizadas numa análise de investigação as conclusões a que o projeto chegou na sua análise sobre os problemas específicos que as mulheres enfrentam no contexto de uma população ativa em envelhecimento, bem como as suas implicações em termos de desenvolvimento de políticas.

Um relatório geral final reúne todas as conclusões do projeto e aborda a sua relevância política. A ficha informativa anexa ao relatório sintetiza os pontos mais importantes. Todos estes produtos, destinados a informar os decisores políticos e a comunidade de segurança e saúde no trabalho, estão agora disponíveis online aqui.
« voltar