PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Fórum Europeu para a Redução do Risco de Catástrofes 2021 irá realizar-se em Portugal
2019-05-29
Promovido pelas Nações Unidas e pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu para a Redução do Risco de Catástrofes irá realizar-se em Portugal, mais concretamente em Matosinhos, no segundo semestre de 2021.

O Fórum Europeu para a Redução de Risco de Catástrofes é uma plataforma de discussão para a implementação de medidas neste domínio, que envolve 55 países da Europa e da Ásia Central, no âmbito da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, durante a edição deste ano que está a decorrer em Genebra, na Suíça, onde partilhou que tem-se “vindo a desenvolver instrumentos e documentos estratégicos para a valorização do território. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem vindo a ser fortalecida com recursos para expandir sua intervenção nessa área, e o sistema de proteção civil tem vindo a ser cada vez mais profissionalizado, através de uma forte aposta no conhecimento, na especialização e na qualificação".

A Estratégia Nacional para Redução do Risco de Catástrofes, para o período 2018-2020, define cinco metas e mais de 100 objetivos operacionais, envolvendo as estruturas de nível nacional e local, dentro das quais o programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras" e o novo sistema de aviso às populações em caso de emergência.
« voltar