PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

IA para a gestão de trabalhadores: riscos e oportunidades para a SST
2022-08-22
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) lançou um novo relatório sobre a Inteligência artificial para a gestão de trabalhadores: implicações na segurança e saúde no trabalho, que analisa os riscos e oportunidades dos sistemas AIWM para a segurança e saúde no trabalho. 

A utilização de sistemas de gestão de trabalhadores baseados na inteligência artificial (AIWM) pode contribuir para a criação de postos de trabalho e locais de trabalho saudáveis e seguros, mas pode também comportar riscos para os trabalhadores, como a intensificação do trabalho, a perda de controlo sobre o trabalho e a desumanização.

O relatório desenvolvido inclui análises de dados estatísticos do inquérito ESENER de 2019 e baseia-se numa revisão da literatura e em entrevistas com especialistas. Na sequência do relatório geral sobre o tema, explora ainda possíveis medidas de prevenção, realçando a necessidade de abordagens centradas nas pessoas e de "prevenção através do design", a fim de garantir a saúde, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.

As conclusões do relatório são complementadas por duas sínteses políticas - Inteligência artificial para a gestão de trabalhadores: riscos e oportunidades e Inteligência artificial para a gestão de trabalhadores: medidas de prevenção - que também oferecem recomendações para abordar os riscos e sugerir medidas de prevenção.

 
« voltar