PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Identificadas mais de mil freguesias com alto risco de incêndio
2020-02-18
O Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, que visa “valorizar o território, cuidar dos espaços rurais, modificar comportamentos e gerir eficientemente o risco”, identificou 1.114 freguesias com alto risco de incêndio florestal e que necessitam de intervenção prioritária.

O Plano contará com a participação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), mas também com estruturas de apoio à decisão, como a Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais (AGIF) ou com um papel reforçado da GNR e das Forças Armadas.
Este número foi avançado pela ANEPC e pelo ICNF, que efetuaram uma consulta pública durante dois meses, efetuando uma avaliação do risco sobre os fogos rurais.

Esta temática esteve em discussão, na semana passada, no parlamento, salientando que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu que o Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais vai dar “relevância ao papel decisivo dos bombeiros voluntários, bombeiros profissionais e das autarquias locais numa resposta integrada no sistema”, segundo a Agência Lusa.
« voltar