PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

João Calvão da Silva é o novo ministro da Administração Interna
2015-10-27
João Calvão da Silva é o novo ministro da Administração Interna. O professor catedrático da Universidade de Coimbra regressa ao governo, 30 anos após ter integrado um executivo PS/PSD liderado por Mário Soares.
 
De acordo com a notícia divulgada pela agência Lusa, o professor de 63 anos foi, entre 1983-1985, secretário de Estado adjunto do vice-primeiro-ministro Mota Silva – num governo formado por um acordo de incidência parlamentar entre o Partido Socialista e o Partido Social Democrata, presidido por Mário Soares.
 
O novo ministro da Administração Interna é especialista em direito bancário, bolsa e seguros, tendo também sido deputado na Assembleia da República (entre 1995 e 1999), membro do Conselho Superior da Magistratura, assim como do Conselho Superior do Ministério Público.
 
Autor de vários livros no âmbito do direito privado, João Calvão da Silva foi também presidente do conselho fiscal da TAP e administrador bancário e de seguros.
 
No âmbito académico, para além de catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, João Calvão da Silva é professor de mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, da Universidade Politécnica de Maputo e da Faculdade de Direito da Universidade de Macau.
 
João Calvão é ainda membro da Academia Brasileira do Direito Civil, presidente do Instituto de Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros e árbitro no Centro de Arbitragem da Associação Comercial e Industrial de Lisboa e no Centro de Arbitragem e Mediação Câmara de Comércio Brasil.
« voltar