PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Junte-se à Semana Europeia dos locais de trabalho saudáveis para todas as idades
2016-10-24
A Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho de 2016, que decorrerá de 24 a 28 de outubro, é parte fundamental da Campanha «Locais de trabalho saudáveis para todas as idades», tem início hoje. Através de centenas de eventos realizados em toda a Europa ao longo da semana, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) e a sua rede de parceiros, onde se inclui a APSEI, chamam a atenção para a importância de garantir condições seguras e saudáveis ao longo de toda a vida profissional.

 

Christa Sedlatschek, Diretora da EU-OSHA, afirmou: «27 % dos trabalhadores europeus pensam que não irão poder desempenhar as mesmas funções quando tiverem 60 anos. É por esse motivo que a prevenção dos acidentes de trabalho e da doença são a pedra angular da nossa campanha. Os empregadores devem ter em conta a diversidade da força de trabalho e prestar especial atenção aos trabalhadores vulneráveis: trabalhadores jovens, mais velhos, com deficiência, mulheres.»


Em 2030, prevê-se que os trabalhadores com mais de 55 anos representem 30 % ou mais da população ativa total em muitos países da UE, o que vem criar desafios para os trabalhadores, para os empregadores e para as empresas. À luz do envelhecimento da população e do declínio demográfico, é fundamental criar condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os trabalhadores ao longo de toda a sua vida profissional. Deste modo, será possível assegurar uma população ativa europeia sustentável e dinâmica. A EU-OSHA e os seus parceiros assumiram a liderança na promoção de vidas profissionais sustentáveis e estão a ajudar os empregadores a aproveitar as vantagens que os trabalhadores mais velhos podem trazer às organizações.

A EU-OSHA contribui para os esforços dos parceiros da campanha através da disponibilização de inúmeros recursos gratuitos no sítio da campanha. Por exemplo, foi publicado recentemente, em mais de 30 versões nacionais, um guia eletrónico interativo e fácil de utilizar, que fornece informações simples e orientações práticas sobre gestão da segurança e da saúde no trabalho no contexto do envelhecimento da população ativa. As informações do guia são adaptadas a cada país, e os utilizadores podem personalizá-las de acordo com as suas necessidades enquanto empregadores, trabalhadores, gestores de recursos humanos ou profissionais da saúde e segurança no trabalho.
 
Foram, além disso, publicadas recentemente cinco fichas informativas que resumem os principais relatórios do projeto «Trabalho mais seguro e mais saudável em qualquer idade — saúde e segurança no trabalho (SST) no contexto do envelhecimento da população ativa». Estas fichas abrangem temas como as vantagens que os trabalhadores mais velhos podem trazer para as organizações, os riscos acrescidos que as mulheres enfrentam no local de trabalho, os sistemas de reabilitação e regresso ao trabalho existentes em toda a Europa e uma síntese das políticas e estratégias que visam suster a população ativa em envelhecimento da Europa. Estas fichas informativas sublinham, por exemplo, que certos fatores ligados ao estilo de vida ou a profissões específicas podem ser ainda mais determinantes do que a idade cronológica para a saúde global e os riscos no local de trabalho.

A rede da campanha «Locais de trabalho saudáveis» — que inclui organizações líderes na área da saúde e segurança, empresas, organizações de empregadores, sindicatos e especialistas em SST — tem vindo a propor várias formas de debater as mensagens da campanha ao longo do ano e, mais especificamente, durante a Semana Europeia. Por exemplo, os pontos focais da EU-OSHA  vão acolher vários eventos em mais de 13 países, nomeadamente uma conferência na Áustria (24 de outubro) para exibir o potencial da diversidade de gerações no trabalho ou um evento na República Checa (25 de outubro) sobre as mais recentes notícias sobre legislação em matéria de SST. A Diretora da EU-OSHA, Christa Sedlatschek, irá apresentar as conclusões das principais atividades da EU-OSHA numa conferência, na Eslováquia, dedicada também às novas tecnologias e formas de emprego. Em Espanha, terá lugar um programa completo de mais de 60 eventos em 39 cidades de várias regiões, incluindo algumas iniciativas de criatividade, entre as quais uma intitulada «15 segundos de locais de trabalho saudáveis em cada idade», nas ilhas Canárias, em que será apresentada uma coleção de curtos vídeos de trabalhadores de várias gerações a executar boas práticas de segurança e saúde.

Foi imposta uma meta da UE em matéria de emprego — 75 % da população da UE de idade entre os 20-64 anos deve estar empregada até 2020. As práticas de SST sensíveis à idade e a garantia do bem-estar no trabalho ao longo da vida profissional são dois elementos indispensáveis para alcançar este objetivo. Todas as atividades e eventos da Semana Europeia permitem que a rede de parceiros da campanha e outros trabalhadores e empregadores troquem boas práticas entre si e lancem ideias para trabalhar em conjunto na concretização deste objetivo.

 
Ligações

« voltar