PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Ministra da Administração Interna em reunião com associações da GNR
2015-12-15
Constância Urbano de Sousa, Ministra da Administração Interna irá hoje reunir-se pela primeira vez com as cinco associações sócio profissionais da GNR. A reunião pretende dar resolução à questão “urgente” da aprovação do novo estatuto militar.

O Diário Digital adianta que, contrariamente ao que aconteceu com o estatuto profissional da PSP (aprovado pelo antigo executivo), o estatuto dos militares da GNR não foi concretizado pelo mesmo, sendo que a promessa de resolução remontava ao início da legislatura.

O presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), César Nogueira avança que essa será uma das questões a transmitir à ministra. Reforça também que as associações socio profissionais chegaram a assinar um memorando de entendimento com a anterior ministra, Anabela Rodrigues, mas o novo estatuto nunca chegou a ser aprovado.

De acordo com César Nogueira, existem uma série de questões pendentes que só se resolverão como a aprovação de um novo estatuto, em particular com a regulamentação de um novo horário de serviço. Para além disso, César Nogueira diz querer saber o “status” da revisão do plano de prevenção do suicídio nas forças de segurança.

De acordo com as informações prestadas pelo Ministério da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa vai reunir-se, a partir das 15:00, com a Associação dos Profissionais da Guarda, seguindo-se a Associação Socio Profissional Independente da Guarda, a Associação Nacional Sargentos da Guarda, a Associação Nacional de Oficiais da Guarda e a Associação Nacional Autónoma de Guardas da GNR.
« voltar