PT EN   

Atualidade


Notícias

Multibancos equipados para travar assaltos com explosivos
2017-11-09
As explosões com recurso a gás de caixas multibanco regressaram em força ao país, com vários casos registados, levando as instituições bancárias a equiparem a máquinas multibanco com mecanismos que ajudam a impedir este tipo de assaltos. Segundo conta hoje o Jornal de Notícias, o número de ataques este ano já ultrapassa os 140.

Alarmes de deteção de gás e explosivos, fixação das máquinas ao solo e tintagem de notas são algumas das técnicas utilizadas pelas agências, sobretudo nos novos terminais. A SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) admitiu ao JN que os bancos têm investido em mecanismos adicionais de prevenção e segurança dos equipamentos para minimizar o impacto na sociedade em geral.

O organismo realçou ao mesmo jornal que no primeiro semestre deste ano, a taxa de sucesso dos assaltantes foi de apenas 33,7% nos 86 casos registados.

A Associação Internacional dos ATM (ATMIA) tem um manual que recomenda alguns mecanismos como sensores, estruturas blindadas e dispositivos de emissão de vapor e fumo.

Fonte: DN
« voltar