PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Projeto Piloto na Área da Segurança contra Incêndios
2019-08-21
Em setembro de 2017 a Comissão Europeia, através da Fire Information Exchange Platform (FIEP), identificou a necessidade de, a nível europeu, serem estabelecidas definições e metodologias comuns em termos de estatística de incêndios, com vista a uma melhor análise das causas dos incêndios ocorridos no território europeu em edifícios habitacionais e consequente definição de medidas de segurança contra incêndio eficazes.

A FIEP está atualmente a desenvolver esforços no sentido de, no futuro, todos os Estados Membros seguirem uma mesma metodologia, harmonizada, de recolha e disponibilização de dados estatísticos de incêndios. Assim, o projeto piloto irá resultar em dois tipos de recomendações importantes. Por um lado, o objetivo é o projeto permitir identificar possíveis ações, a nível Europeu, para melhorar a recolha e racionalização de dados estatísticos de prevenção e proteção contra incêndio. Por outro, pretende-se ditar recomendações que permitam reforçar o trabalho dos Estados-Membros no referente à prevenção e proteção contra incêndio em edifícios habitacionais, que possam resultar numa eventual campanha de sensibilização a nível europeu. A prevenção do desenvolvimento e consequências dos incêndios implicam que os ocupantes dos edifícios conheçam as medidas de prevenção e as ações de emergência a adotar. Assim, através de campanhas de sensibilização direcionadas será possível garantir que todos os ocupantes estão familiarizados com o comportamento correto a adotar de modo a prevenir incêndios e lidar com as suas consequências.

Na última Mesa Redonda organizada pelo Parlamento Europeu, dedicada à segurança contra incêndio em edifícios na Europa, foi já apresentado um relatório sobre incêndios em edifícios habitacionais. Apesar dos dados recolhidos ainda não estarem completamente harmonizados, o estudo permitiu concluir que as principais causas são as deficitárias instalações elétricas a sua origem, de um modo geral, está em móveis com revestimentos, como  camas, colchões e têxteis, incluindo roupa. 
« voltar