Notícias
Proteção Civil passa a ter secretaria de Estado
2017-10-20

Integrará a equipa do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que veio substituir Constança Urbana de Sousa, que se demitiu na sequência da segunda tragédia provocada por incêndios, em apenas quatro meses.
O novo secretário de Estado da Proteção Civil já reagiu à nomeação, dizendo que "é um momento honroso para servir o Estado".
José Artur Neves substitui Jorge Gomes, que tinha a pasta da Administração Interna e vai agora regressar ao Parlamento como deputado.
O cargo de secretário de Estado da Proteção Civil é novo na orgânica do Ministério da Administração Interna, que será tutelado por Eduardo Cabrita, que até agora desempenhou as funções de ministro Adjunto do primeiro-ministro.
A Presidência da República anuncia no que Marcelo Rebelo de Sousa aceitou as propostas do Primeiro-Ministro, de nomeação de José Artur Tavares Neves e outros três secretários de Estado.
Rosa Brás Lopes Monteiro
Assume agora a pasta da secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, substituindo Catarina Marcelino.
Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro é licenciada em Sociologia e investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdade.
Foi também vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013 e 2017. Foi técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no Gabinete do Ministro Adjunto desde 2015 até outubro de 2017.
Maria Isabel Solnado Oneto
Vai ser reconduzida na pasta da Secretaria de Estado Adjunta e da Administração Interna. Também reconduzido no cargo será Carlos Manuel Soares Miguel, com a pasta da Secretaria de Estado das Autarquias Locais.
Carlos Soares Miguel
O secretário de Estado da Autarquias Locais vai passar a estar integrado no Ministério da Administração Interna, enquanto a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade passará para tutela da ministra da Presidência.
Estes dois secretários de Estado eram, até agora, tutelados pelo ministro Adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita, que assumirá no sábado as funções de ministro da Administração Interna.
O novo ministro Adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira, ficará estritamente com competências políticas, sem secretários de Estado sob sua tutela.
O Chefe de Estado tinha aceitado, na última quarta-feira, as propostas do Primeiro-Ministro de exoneração, a seu pedido, da Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa e de nomeação de Eduardo Cabrita para o cargo. Pedro Siza Vieira assume o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro.
O Presidente da República dará posse aos novos Ministros e Secretários de Estado este sábado, à 09:30, no Palácio de Belém.
Fonte: TVI24