PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Riscos psicossociais e lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho: analisar as ligações e estratégias de prevenção
2021-12-10
Um novo relatório analisa as ligações entre fatores psicossociais e lesões musculoesqueléticas (LME) no local de trabalho, utilizando dados dos mais recentes Inquérito Europeu às Condições de Trabalho e Inquérito Europeu às Empresas sobre Riscos Novos e Emergentes.
O relatório conclui que alguns fatores psicossociais, tais como o tempo de trabalho, a segurança do emprego e o apoio das chefias, têm mais impacto nas LME do que os fatores relacionados com as variáveis sociodemográficas, o país ou o setor económico. Tal significa que as medidas a nível do local de trabalho destinadas a abordar e eliminar riscos psicossociais podem ser altamente eficazes na prevenção das LME.

O relatório salienta a importância de avaliações de riscos holísticas e da criação de uma cultura empresarial saudável para combater os riscos psicossociais e de LME e melhorar o bem-estar dos trabalhadores.
Para mais pormenores e recomendações, leia o relatório na íntegra.
Para os pontos essenciais do relatório, leia a síntese.
Visite o sítio Web da campanha Locais de Trabalho Saudáveis: aliviar a carga.

Para mais informações:
Ponto Focal Nacional da EU-OSHA
Telef.: 239 400 012 | Email.: pfn.eu-osha@act.gov.pt

vector by freepik.com

 
« voltar