PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Segurança no transporte de mercadorias perigosas: Estatísticas e Regulamentos Portuários
2017-06-30
A Segurança no transporte de mercadorias perigosas é uma das áreas de mais recente intervenção da APSEI. Ultimamente foram constituídos e já estão em funcionamento dois grupos de trabalho que visam dedicar uma especial atenção aos seguintes temas: Estatísticas de transporte e Regulamentos Portuários.
Sobre o primeiro grupo de trabalho importa dizer que tem como finalidade procurar direcionar as estatísticas disponíveis sobre transporte de mercadorias perigosas (designadamente do relatório do Conselheiro de Segurança) para as necessidades técnicas de segurança e formação específica dos intervenientes no manuseamento, controlo e transporte das mercadorias perigosas, bem como disponibilizar informações de importância para o planeamento e eficiência na resposta às ocorrências com matérias perigosas.  

O segundo grupo de trabalho foi constituído porque se entendeu premente e necessário a contribuição para a revisão e atualização dos regulamentos portuários na perspetiva de promover a segurança e uma melhor harmonização e operacionalização das disposições legalmente exigidas ao transporte multimodal de mercadorias perigosas. Este grupo integrar as várias partes interessadas (IMT, DGRM, ACT e vários portos nacionais) e tem como objetivo último apresentar o resultado deste trabalho às entidades responsáveis pela regulamentação portuária.

Os interessados nestas matérias e em integrar qualquer um dos grupos de trabalho poderão consultar a APSEI.
« voltar