PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho 2017
2017-10-23
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) inicia hoje a Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho. A decorrer até 27 de outubro, a semana permite que empresas, especialistas em segurança e saúde no trabalho e trabalhadores se reúnam e partilhem boas práticas em matéria de trabalho sustentável e envelhecimento saudável, no quadro da campanha «Locais de Trabalho Saudáveis para Todas as Idades».

A promoção de locais de trabalho seguros e saudáveis para pessoas de todas as idades é vital para sustentar a força de trabalho da Europa. Atualmente, os trabalhadores saem do mercado de trabalho aos 61 anos de idade, em média, - muito antes da idade média oficial de reforma (65 anos) estabelecida por muitos Estados-Membros da UE.

«No início deste ano, a Comissão Europeia lançou o Pilar Europeu dos Direitos Sociais - 20 princípios relativos à igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho, condições de trabalho justas, bem como proteção e inclusão sociais. A EU-OSHA apoia plenamente estes princípios através da promoção de boas práticas, ajudando empregadores e trabalhadores a enfrentar desafios em conjunto e criando várias ferramentas práticas, bem como materiais de orientação, destinados à avaliação de riscos e à aprendizagem ao longo da vida, entre outros.», afirmou Christa Sedlatschek, Diretora da EU-OSHA.

Desde o início de 2016, os pontos focais nacionais  da EU-OSHA, os parceiros oficiais de campanha   e os parceiros da campanha na comunicação social  têm vindo a apoiar a campanha «Locais de trabalho saudáveis para todas as idades». Muitos dos pontos focais acolhem eventos especiais nesta semana, incluindo uma conferência de jornalistas e especialistas, no Luxemburgo, sobre a atual situação do trabalho, uma conferência de imprensa, na Hungria, sobre os resultados dos Prémios de Boas Práticas e uma conferência, na Lituânia, intitulada «Locais de trabalho saudáveis para todas as idades». Na Estónia, o 19.º Seminário do Dia da Segurança e da Saúde no Trabalho reunirá 300 participantes. Dezenas de eventos terão lugar em diversos países ao longo da semana.

Os parceiros oficiais de campanha da EU-OSHA também acolhem eventos em toda a Europa. Na Polónia, a «Equipa do Bem-estar» da Medicover  continua por dois meses a realizar eventos de sensibilização que promovem ações preventivas. Os escritórios da ZF TRW Active & Passive Safety Technology estão a dar início a atividades personalizadas, como a realização de exames médicos ou a organização de sessões de aconselhamento nos domínios da ergonomia e do desporto para os trabalhadores. O seu escritório na Roménia patrocinará um dia de «saúde familiar».

O parceiro na comunicação Safety Focus  organiza, no mês de outubro, três eventos em vários locais de Itália - incluindo um intitulado «Agricultura, Locais de Trabalho Saudáveis para todas as idades»  e a IOSH Magazine organiza um webinar para os seus membros provenientes de diferentes países.

Um dos destaques do trabalho da EU-OSHA ao longo da campanha é o Relatório Conjunto recentemente publicado «Rumo a um trabalho adaptado à idade na Europa: uma perspetiva ao longo da vida sobre o trabalho e o envelhecimento por parte das agências da UE». Coordenado pela EU-OSHA, o relatório conta com contribuições do Cedefop, da Eurofound e do EIGE. Esta colaboração entre agências salienta os diversos fatores que afetam a força de trabalho europeia, bem como as ações necessárias para manter a população, no seu conjunto, saudável e ativa. Inclui factos e números, a legislação da UE mais recente e as tendências ao nível do emprego, além de colocar maior ênfase no setor do ensino e formação profissionais e em questões de género no contexto do trabalho e do envelhecimento. Este Relatório Conjunto acompanha vários recursos de campanha multilíngues disponibilizados pela EU-OSHA, incluindo um Guia eletrónico , uma Ferramenta de visualização de dados , uma Brochura sobre os Prémios de Boas Práticas, etc.

A Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho permite que os parceiros partilhem os resultados da campanha nos últimos dois anos. Esses intercâmbios deram origem à Cimeira Locais de trabalho saudáveis  que terá lugar no próximo mês, em 21-22 de novembro, em Bilbau, Espanha.

A APSEI é um dos parceiros da EU-OSHA na promoção da Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.




CONTEÚDOS ADICIONAIS
 
« voltar