PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Semana Temática APSEI – Stresse no Trabalho
2016-04-26
Ao longo desta semana, a APSEI divulga um conjunto de informações relacionadas com os riscos psicossociais para que conheça um pouco mais sobre esta temática e esteja, assim, preparado para lidar com o stresse no ambiente de trabalho.
 
Citando a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), o stresse é o segundo problema de saúde relacionado com o trabalho reportado com mais frequência na Europa, estando na origem de 50 a 60% dos dias de trabalho perdidos. No ano de 2002 foi estimado para a UE-15 o custo económico anual associado a esta problemática, tendo-se chegado ao valor de 20 000 milhões de euros. Mais de 20% dos trabalhadores dos 25 Estados-Membros da União Europeia acreditavam, em 2005, que a sua saúde estava em risco devido ao stresse relacionado com o trabalho.
 
A APSEI pretende ainda, com esta iniciativa, marcar a celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2016, ao qual a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atribuiu o tema “Stresse: um desafio coletivo”.

A promoção da prevenção dos riscos psicossociais nos locais de trabalho e da proteção da saúde mental do trabalhador é possível mediante, não apenas o cumprimento de diretrizes legais para o efeito, mas também através da sensibilização das partes interessadas, com disponibilização e divulgação de informação técnica e ferramentas acerca da problemática.

Como tal, pretendemos com esta iniciativa sensibilizar os trabalhadores, empregadores e sociedade de uma forma geral para a temática do stresse relacionado com o trabalho, com o objetivo de que, conjuntamente, possamos caminhar para uma abordagem preventiva do stresse nos locais de trabalho. 

Juntos protegemos melhor.

Poderá ler artigos, consultar folhetos informativos, relatórios e documentação de apoio, e assistir a vídeos sobre o tema, partilhados, quer no nosso site, quer na nossa página de facebook

 
« voltar