PT EN   

ATUALIDADE


Notícias

Versão portuguesa do ADR 2017 será lançada em abril
2017-02-08
A Tutorial, especialistas em transporte de marcadorias perigosas, anunciou o lançamento da publicação da versão portuguesa do ADR 2017 no mês de abril. O lançamento irá ocorrer no dia 18 de abril em Lisboa e no dia 20 de abril no Porto.

O ADR corrresponde ao Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada. Com mais de uma centenas de páginas de novidades face à publicação anterior em 2015, esta nova edição vem, por exemplo, introduzir novos critérios de classificação para a classe 4.1, incluindo agora as matérias que polimerizam, apresenta uma nova marca e uma nova etiqueta aplicáveis às pilhas de lítio, cria mais 9 números ONU, com especial destaque para os resultantes da desagregação dos aplicáveis aos veículos e máquinas que compreendam combustíveis inflamáveis ou perigosos para o ambiente.

São também introduzidas algumas alterações subtis, que resultam da aplicação da 19ª edição do Regulamento Tipo das Nações Unidas, como é o caso da clarificação das "marcas" como resultado de uma "marcação", para além de alterações resultantes da necessidade de concordância, como acontece com as introduzidas nas "instruções escritas".

A APSEI é uma das entidades que apoiam este lançamento.
« voltar